sexta-feira, novembro 18, 2005

"Mão na Roda"



A chuva não atrapalha. O recadastramento para o acesso gratuito ao transporte publico é feito numa área coberta. As senhas são distribuídas para portadores de necessidades especiais e doenças crônicas.
Claudemira recebeu a primeira. Para atualizar os dados, ela levou o CPF, identidade e a carteira do passe livre. O comprovante de residência é importante para que o cartão eletrônico seja entregue em casa. “Para ter certeza de que não haverá extravio e a chance de outra pessoa receber a carteirinha, precisamos de um documento que comprove a residência da pessoa”, explica Ubirajara dos Santos, atendente.
O novo cartão só valerá quando as catracas eletrônicas estiverem instaladas nos ônibus. Os primeiros testes devem ser feitos em fevereiro do ano que vem. “As carteiras atuais estão valendo e só perderão a validade quando o usuário receber a nova carteira”, esclarece Mauro Cateb, secretário de Transporte.
O caminhão do programa vai percorrer todas as cidades do DF. Em Samambaia, ele fica até o próximo sábado. No dia 22, o veículo vai para Taguatinga. Há também duas vans para buscar em casa quem tem dificuldade de locomoção. É preciso que alguém da família vá até o local para fazer o pedido.
Geraldo Magela fez o recadastramento dele e solicitou o transporte para a mãe, que está acidentada. “Ela sofreu um acidente e quebrou o fêmur. Ela não pode se locomover, porque está em cadeira de rodas”, conta.
O caminhão é adaptado para quem tem problemas físicos. Deficientes auditivos são atendidos por meio da língua de sinais. Simone informa que de terça a sexta-feira, o horário vai de 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 14h.
De acordo com a Secretaria de Transporte, cerca de 13 mil pessoas já solicitaram o cartão eletrônico que, para o aposentado Luiz Carlos Teixeira, vai diminuir as fraudes. “Isso impede que outra pessoa utilize o seu cartão, quando você o perde”.
O programa "Mão na Roda" não vai funcionar na próxima terça-feira, que é feriado. Quem ainda tiver dúvidas sobre o recadastramento do passe livre basta ligar para o número: 156
.
Estadisticas y contadores web gratis
Manuales Oposiciones